Celebração de São José Operário nas famílias

D- Nos reunimos, hoje para celebrar o dia de São José Operário ( 01/05), em nossa família. Queremos ser uma família acolhedora que viva, em tudo, a fé cristã. Queremos rezar pela importância do trabalho na nossa vida. Com alegria iniciemos nossa celebração.

Canto: Hino de São José

D- Em nome do Pai…(sinal da cruz)
Que a paz de Cristo esteja nesta nossa família, que o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

T- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

D- É bom estamos aqui para juntos celebrarmos o dia de São José Operário também nosso padroeiro .

T – Abençoa, Senhor, as Famílias Amém . Abençoa, Senhor, a minha também. (Cantado ou rezado)
Dialogo – José Homem Justo

L1- No Evangelho, São José é definido como um “homem justo” (Mt 1, 19) e, para todos os fiéis, é um modelo de vida na fé.

T- A palavra “justo” recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial.

L2-Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arroga para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus.

T- Espera a chamada do Alto e em silêncio respeita o mistério, deixando-se orientar pelo Senhor.

L1-Com poucos mas significativos traços, São Jose é descrito pelos evangelistas como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerce a autoridade familiar numa constante atitude de serviço.

L2-As Sagradas Escrituras nada mais nos dizem sobre ele, mas neste silêncio está encerrado o próprio estilo da sua missão: uma existência vivida no anonimato de todos os dias, mas com uma fé segura na Providência.

T- São José tinha de prover às necessidades da família, com o duro trabalho manual. Justamente por isso, a Igreja indica-o como Padroeiro dos Trabalhadores.

L1-Portanto, a solenidade do dia de hoje constitui uma ocasião propícia para refletir também sobre a importância do trabalho na existência do homem, na família e na comunidade.

L2 – O homem é sujeito e protagonista do trabalho e, à luz desta verdade, pode compreender-se o nexo fundamental existente entre pessoa, trabalho e sociedade.

T- A atividade humana, recorda o Concílio Vaticano II, deriva do homem e está orientada para o homem.

L-1Segundo o desígnio e a vontade de Deus, ela deve servir o verdadeiro bem da humanidade e permitir “ao homem, como indivíduo ou como membro da sociedade, cultivar e realizar a sua vocação integral” (cf. Gaudium et spes, 35).
( Silêncio para reler o texto)

Canto: Eu vim para escutar….

Palavra do Senhor – Mateus 13, 54-58

53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, saiu desse lugar, 54 e voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? 55 Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» 57 E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» 58 E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles.
Momento Reflexão

Preces:

D-Na memória de S. José Operário, recordemos todos os que ganham o seu pão quotidiano com o trabalho das mãos e da inteligência, e peçamos a Deus com humildade:

Interceda por nós São José

1.  Pelos trabalhadores do campo e suas famílias, para que gozem dignamente o fruto do seu trabalho e sejam protegidos pelas instituições públicas, oremos.

2.  Pelos que trabalham a pedra, a madeira e os metais, para que a oficina de S. José e de Jesus lhes recorde a dignidade do trabalho, oremos.

3.  Pelos trabalhadores da área da saúde que nesse tempo de Pandemia colocam suas vidas em risco para nos ajudar , pedimos a saúde e a proteção , oremos

4- Pelos trabalhadores das fábricas e das grandes empresas para que descubram que Deus os chama a servi-l’O nos irmãos, oremos.

5.  Pelos artistas, intelectuais e inventores, para que as suas obras, invenções e descobertas, sejam caminho que os leve ao amor de Deus, oremos.

6.  Por todos aqueles que já partiram deste mundo e procuraram Deus como o bem mais precioso, para que recebam a vida eterna como herança, oremos.

D- Senhor, que nos destes a lei do trabalho, como meio de realização pessoal e como forma de ganhar o pão de cada dia, fazei que, por intercessão de S. José, nos aproximemos sempre mais de Vós. Por Jesus Cristo nosso Senhor que conVosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Amém

T. Aqui nós estamos em vossa gloriosa presença, doce protetor nosso São José Operário, implorando vosso eficaz patrocínio.

Dirige, oh Grande Santo, uma olhada amorosa sobre nós, miseráveis filhos de Eva, e alcança-nos com a graça que vos pedimos, as Virtudes da humildade, pureza e obediência, a honra de morrer assistidos por Jesus, por vossa Esposa e por vós, para o bendissermos e o louvarmos no céu eternamente. Amém.

Reza-se um Pai nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

– São José Operário , rogai por nós.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo