Quinto domingo do tempo comum

Vós sois o sal da terra

O Antigo Testamento apresenta as ações éticas em favor dos necessitados como portadoras de luz. “Saciares os pobres, tua luz brilhará nas trevas”(Is 58,10). Para o evangelho, à medida que souberem apropriar-se do espírito das bem-aventurados os pobres, os discípulos adquirirão aquela sabedoria sobrenatural que os torna sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14). As ações dos discípulos farão brilhar a luz de Deus, e não sua própria luz: “que, vendo vossas boas ações, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16b) . Modelo esplêndido de discípulo de Cristo, sal da terra e luz do mundo, é o apostolo Paulo. A eficácia de seu apostolado não está na “sublimidade de palavras ou sabedoria” (1Cor 2,1), mas na vida totalmente inspirada no evangelho e configurada a Cristo.

Isaias 58,7-10 – Tua luz surgira como a aurora – 537 o povo volta do Exílio, mas a reconstrução da pátria não deslancha. Todo o jejum e penitencia parecem servir para nada. Ai, o 3* Isaias aponta a raiz do problema: é impossível o verdadeiro bem, enquanto não se observam os mandamentos fundamentais da justiça e do amor. Sem isso, os pios exercícios não louvam Deus. Sem isso, não pode haver diálogo (V9) com Deus. – Tb 4,16; Mt 25,35-46

Matheus 5,13-16 : “Vós sois o sal da terra….a luz do mundo”- Os discípulos de Jesus são responsáveis pelo mundo: devem dar-lhe clareza e sabor, por suas boas obras, que recolhem louvor, não para eles, mas para o Pai. Pode acontecer também que o mundo responda de modo contrário: perseguição (5,11-12). Esta dupla possibilidade realizou-se também para o Mestre, que é a “luz do Mundo”(Jo 3,18-21; 8,12). – 5,13 . Mc 9,50; Lc 14,34-35.

I Cor 2,1-5: Não sabedoria eloquente, mas o Cristo crucificado – O evangelho de Cristo é o evangelho da Cruz. Não se baseia em força humana. Seus mensageiros vivem no meio e na fraqueza (2,3); bem como os destinatários, são gente pouco considerada (1,26-31). Deus trabalha com pobreza de meios, pois a força do Evangelho é a força de Deus mesmo – 2,1-2. 1 Cor 11,6.

Mensagem: Não existe culto a Deus separado da justiça. Isaías nos convida a experimentar Deus a partir dos sofrimentos humanos. Onde poderemos encontrá-lo? Jesus escolheu o sal e a luz para falar da aliança que compromete Deus e as pessoas. Quando nossas comunidades foram sal e luz para o mundo? Vamos caminhar sendo um sinal do amor de Deus para o outro.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo