Vigésimo Sétimo Domingo do Tempo Comum

Fé e gratuidade constroem um mundo novo

Estudando a história do nosso país chegamos a uma constatação: entra regime, sai regime, e tudo permanece como está. Pior ainda: a onda de violência na cidade e no campo e a espiral da opressão crescem sempre mais. Há violência que vem de dentro, e violência que vem de fora. Como pôr fim a essa escalada? Qual é a proposta de Deus? (I leitura). Os cristão receberam a tarefa de levar adiante o projeto de Jesus. Mas as crises e fracassos dificultam a implantação desse projeto. O que Jesus nos tem a dizer a respeito disso? (evangelho)

Cada cristão recebeu no Batismo o compromisso de construir a sociedade justa e fraterna. Às vezes, porém, os sofrimentos e dificuldades parecem ser maiores que nossas forças. E a tentação é a de nos envergonharmos, omitimo-nos de dar testemunho. Paulo nos ilumina e encoraja com seu exemplo e palavras (II leitura)

Habacuc 1,2-3; 2,2-4 – Como Javé desmantela o círculo vicioso da opressão na história.  Habacuc se defronta com o problema da opressão e da violência: em nível tanto internacional como nacional, os fortes oprimem os fracos, e Deus parece não resolver a questão. Vários profetas explicavam a situação, mostrando que os inimigos exteriores eram instrumentos com que Deus castigava o pecado do povo. Habacuc rejeita essa explicação, mostrando que também os inimigos externos são opressores. Diante disso, em que situação fica o justo? O profeta constata o caos social: os fortes oprimem os fracos. Estes recorrem ao tribunal, mas a justiça está esquecida e o direito é distorcido. E Deus, ignora tudo isso?

Lucas 17, 5-10 – Fé e gratuidade caracterizam a vida do cristão.  Lucas reúne aqui sentenças de Jesus sobre o escândalo, a correção fraterna, o perdão, o poder da fé e a necessidade de estar desinteressadamente a serviço de Deus. São atitudes fundamentais para a vida do discípulo de Jesus.

2 Timóteo 1,6-8.13-14 – Testemunhar em meio aos sofrimentos. Preso e prestes a enfrentar o martírio, Paulo procura estimular seu companheiro Timóteo, convidando-o a reavivar o dom que este recebeu em sua «ordenação» para a missão. Esta consiste fundamentalmente em testemunhar o Evangelho, e isso pode levar a testemunha ao mesmo destino de Jesus: o sofrimento e a morte. «Envergonhar-se» é renegar o testemunho por causa da perseguição social que ele provoca (cf. Mc 8,38). A vocação cristã é dom gratuito de participação no projeto de Deus: projeto de salvação feito desde a eternidade, manifesto em Jesus Cristo e entregue a todos pelo anúncio do Evangelho. Sobre o «depósito da fé» (vv. 12.14), cf. nota em 1Tm 6,20-21. O Espírito garante o discernimento que faz compreender o núcleo fundamental da fé, isto é, o testemunho de Jesus Cristo, e como concretizá-lo em novas situações históricas.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo