Vigília Pascal

Ressuscitou, Aleluia

A teologia de Israel considerou o Egito como símbolo do inimigo da humanidade, primeiramente porque,  em hebraico, o nome Egito significa “ Mar Estreito” e em segundo lugar porque a palavra faraó, quando lida ao contrário naquele idioma, resulta literalmente no vocábulo “ pescoço”, “nuca” ou “cerviz” e, metaforicamente, significa o ego.  A nuca é a parte do corpo em que se coloca o jugo e que se curva na presença do soberano. Os reis vencedores pisavam a nuca dos reis vencidos (Sl 18,40; Sl 110,1b). Pisar a cabeça da serpente significa vencer tudo que é inimigo do ser humano, essa é a missão da descendência da mulher contra a serpente (Gn 3, 15b )> E Jesus é aquele que obteve a vitória final sobre os inimigos da humanidade.

1-Lucas 24,1-12 – A vida vence a morte. A história da salvação converge para esse momento. Na cidade santa, representante da história salvífica, Deus manifesta sua grande ação salvadora, a morte e a ressurreição do Messias. É preciso entender a mensagem dos anjos: Porque procurais o vivente entre os mortais? Ele ressuscitou.

No primeiro dia da semana, dia da nova criação, Deus ressuscita Jesus. A boa-nova da ressurreição não pode ser compreendida diante do túmulo vazia, mas mediante ao anúncio divino. Os homens – anjos convidam as mulheres a rememorar o que Jesus havia ensinado a respeito de sua morte e ressurreição e elas acreditam e correm para anunciar aos discípulos que o tumulo está vazio. No entanto, eles não acreditam.

Nesse relato, a mensagem central é mostrar que o Vivente não deve ser procurado no túmulo, entre os mortos. O Pai o ressuscita. A morte de Jesus não foi derrota, e sim sua exaltação, seu êxodo para o Pai. E os discípulos só poderão anunciar a boa- nova da ressurreição de Jesus quando fizerem a experiência do ressuscitado.

2- Comentário global das leituras: A graça venceu o pecado, o perdão venceu a violência

Essas leituras têm como objetivo retomar a história da salvação.

Em primeiro lugar, Deus criou e mantém, com sua providência, a ordem da criação e a vitalidade de todos os seres. Beleza e harmonia caminham lado a lado. Mas a complexidade da criação desperta interesse do ser humano para conhecê-la e explorar os seus segredos, Deus dá essa capacidade a humanidade. O ser humano deve colaborar com Deus.

Segundo passo da ação de Deus exige uma resposta do ser humano. O ser humano deve reconhecer o senhorio de Deus, mostrando que o ama em todos os momentos da vida.

Nesse relacionamento íntimo com Deus confiança e esperança estão sempre juntas. Ao entregar a vida nas mãos de Deus, o ser humano fica seguro de que não será decepcionado. Com o povo hebreu, o Senhor lhe deu a completa vitória sobre os inimigos.

Apesar de todos as infidelidades do povo escolhido., Deus nunca o esqueceu nem deixou de tratá-lo com amor, sempre chamado Israel e renovando a aliança com ele. Assim, Deus foi agindo na história com o firme propósito de dar a salvação a todo o ser humano. A humanidade responde com o pecado, mas Deus envia por último o seu filho, o Salvador para plenificar a obra de redenção, que começou com a criação. Mesmo assim foi rejeitado, sofrendo, por nossas culpa, a morte na cruz. Mas Deus o ressuscitou nesta noite grandiosa que hoje celebramos. Jesus Cristo, o Filho do Altíssimo, nossa páscoa e nossa ressurreição, garantia de nossa união definitiva com Deus.

A morte não pode mais opor-se à vida

“ Duelam forte  e mais forte é a vida que vence a morte”. A vida é mais forte. O amor supera e vence a morte. O silêncio da vigília pascal está grávido de aleluia. Os que crêem em Cristo já podem preparar a festa, como as mulheres que, ao  contemplar de longe o lugar em que depositaram o corpo de Jesus, teimavam em crer que a vida é mais forte, e foram premiadas por sua fé e coragem. Nosso último inimigo foi vencido. As portas da vida que não termina foram abertas pelo primogênito dentre os mortos, a brilhante estrela da manhã.

Gêneses 1,1-31 : A criação

Gêneses 22,1-18 : Sacrifício de Isaac

Êxodo 14,15-15,1 : Passagem do Mar Vermelho,15-15,1 : passagem do mar

Isaias 54,5-14: Renovação das núpcias de Javé com Israel

Baruc 3,9-15.32-38 Israel deve voltar à fonte da sabedoria, Deus

Romanos 28,1-10: Batismo: morrer e coressuscitar com Cristo; o Homem novo – Uma vez para sempre, Cristo morreu e ressuscitou. Sua vida é de Deus. Nesta realidade somos integrados pelo batismo. Deus nos deu tudo por ele e com ele. Mas o que recebemos nele, também o devemos realizar em nossa vida, reviver a morte de Cristo no “sim” a Deus, reviver sua ressurreição na “verificação” do seu amor que em nós se manifesta.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo