Segundo Domingo do Tempo Comum

Vocação : Busca e Convite

No domingo depois do Batismo de Jesus tem como evangelho um trecho da narração joanina do testemunho de João Batista diante de seus discípulos e a vocação dos mesmos por Jesus, episódio que não ocorre nos evangelhos sinóticos. Hoje, trata-se do encaminhamento de dois discípulos do Batista junto a Jesus, que, respondendo ã busca deles, os convida a “vir e ver”e ficar na sua companhia. Encontramos aqui a apresentação tipicamente joanina de uma certa procura do Salvador, mais do que de uma irrupção, como o apresentam os outros evangelhos. Jesus é a resposta de Deus a uma busca do homem, assim como o AT fala da sabedoria, que se deixa encontrar pelos que buscam (Sb 6,14); e do próprio Deus, a quem devemos procurar enquanto se deixa encontrar (Is 55,6). Descobrimos, pois, atrás da cena que Jo 1,35-39 nos esboça, toda uma meditação sobre o encontro com Deus em Jesus Cristo, que, mais do que a Sabedoria do AT, é seu revelador. “Vinde ver..”é a resposta – misteriosa – de Jesus à busca dos discípulos que o Batista encaminhou para ele, apontando – o como o “Cordeiro de Deus”.

1 Samuel 3,3-10.19 : Vocação de Samuel – Samuel, desde seu nascimento, em agradecimento pelo favor de Deus a sua mãe estéril, foi dedicado ao serviço de Deus, no templo de Siló (1Sm 1,21-28). Mas este serviço não esgotou sua missão. Antes que ele fosse capaz de o entender , Deus o chamou para a missão de profeta. “Fala, teu servo escuta”, responde Samuel. Escutar é a primeira tarefa do porta-voz de Deus .

João 1,35-42 : Vocação dos primeiros discípulos – João Batista encaminha seus discípulos para se tornarem discípulos de Jesus (Jo 3,22-30). À procura destes, corresponde um convite de Jesus, para que eles venham ver e permaneçam com ele. E a partir daí segue uma reação em cadeia (1,41-45)

O testemunho de João Batista a seus dois discípulos é como uma “carta de recomendação” favorável ao Messias. A partir daquele momento, João entrega os próprios seguidores a um novo Mestre, o “Cordeiro de Deus”, aquele que, por sua morte, libertará o mundo da condição de pecado. Atitude sábia e desprendida, a de João. Não se apega aos próprios discípulos, nem os enche de recomendações. Sabe que estarão em boas mãos. Doravante, caberá a Jesus prepará-los para a realidade do Reino de Deus. A primeira pergunta que Jesus lhes dirige é: “O que vocês estão procurando?”. Esse questionamento é fundamental em nossa vida. Somos convidados a dar conta do que realmente é importante para nós: a quem estamos seguindo? O que nos realiza como seres humanos? O que de fato agrada a Deus?

1Cor 6,1315.17-20 :  Nosso corpo é santo: pertence ao Senhor – Paulo concorda com senso de liberdade dos coríntios, mas não com a libertinagem. Eles dizem: “tudo é permitido”. Ele responde:” Mas nem tudo faz bem” (6,12). Quando alguém se torna escravo de uma criatura, comete idolatria. Assim também o que se vivia nos prazeres do corpo para o homem e este para Deus, de modo que seu corpo é habitação, templo de Deus, e serve para glorificá-lo. (6,13)

Para a semana que segue:

No “corpo” dos cristãos deve manifestar-se a vida de Deus. Ora, tudo aquilo que é expressão de egoísmo, de procura desenfreada dos próprios interesses, de realização descontrolada dos próprios caprichos, de comportamentos que usam e instrumentalizam o outro, está em absoluta contradição com essa vida nova de Deus que é relação, que é intercâmbio, que é entrega mútua, que é compromisso, que é amor verdadeiro.

A CNBB pede que rezem pela Igreja da Amazônia sofrendo com a Covid e falta de Oxigênio para o tratamento dos doentes.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo