Décimo Sexto Domingo do Tempo Comum

O Reino de Deus cresce em meio aos conflitos, a paciência de Deus

Basta olhar um pouco a realidade que nos cerca: injustiças, corrupção, violência, miséria, fome, doença, morte, para sentir logo os desafios que a vida apresenta. E mesmo que nos joguemos com toda a generosidade no trabalho pastoral, constatamos que nossos esforços tantas vezes trazem poucos frutos e muitas desilusões. E acabamos perguntando: Por que? Vale a pena? Por que Deus não se manifesta de forma mais incisiva? Se a causa do Reino é justa e válida, por que é tão difícil mudar as estruturas? Será que nossos planos pastorais são estéreis, frutos de nossa ilusão?  A Palavra de Deus deste domingo poderá ajudar-nos a ver, julgar e agir melhor, fortalecendo nossas opções em favor da liberdade e vida. O Espírito vem socorrer nossa fraqueza, tornando-se a súplica de quantos por um mundo melhor.

Sabedoria 12,13.16-19 – A humanidade de Deus, esperança nossa.  Quem serve a outros projetos acaba por decretar a sua própria ruína, que virá repentinamente ou aos poucos. Nasce então a consciência de que Deus é o Senhor dos povos, e só ele conduz a história rumo à construção da liberdade e da vida. Qualquer outro deus levará o povo à própria destruição. O projeto de Deus entra em luta com outros projetos, e acabará triunfando sobre eles. Isso, porém, não quer dizer que o povo de Deus deva simplesmente eliminar os outros povos ou grupos que vivam de maneira diferente. Deus quer a vida, e sempre dá chance para que todos se convertam e participem do seu projeto.

Romanos 8,26-27 – Quando nos faltam palavras, o Espírito é nossa palavra a Deus – Fé e esperança são antecipações daquilo que ainda não está aí ( 24). Assim, nossa vida cristã é uma vida “a amadurecer”, inacabada. O “sopro”( espírito) de Deus a ajuda a se desenvolver desde sua infância (espiritual), desde sua fraqueza, que ele “adota”. O Espírito conhece os dois abismos”: ser de Deus e o coração do homem. Como não temos bastante amplidão, seu soprar em nós é um gemido dirigido a Deus. No entanto , já nos faz ser santos .

Mateus 13,24-43 – O Reino de Deus cresce em meio aos conflitos. O Messias já veio. Então, por que o Reino ainda não se instalou definitivamente? Resposta de Jesus: Isso não se deve à imperfeição natural dos homens, mas a uma sabotagem premeditada, feita por aquele que quer usurpar a autoridade de Deus no mundo. Não cabe aos homens fazer a separação entre bons e maus, pois só Deus pode fazer o julgamento. Por que será que o Reino parece não estar se expandindo no mundo? Cf. nota em Mc 4,30-34. 33 A comunidade dos discípulos parece desaparecer no meio dos homens. Num segundo momento, porém, ela exerce ação transformadora no seio da sociedade. 34-35: Somente através da pessoa e missão de Jesus é possível compreender o mistério do Reino de Deus, escondido na história desde o início do mundo. 36-43: A explicação da parábola é alegoria que apresenta a dinâmica do Reino na história. Jesus instaurou o Reino dentro da história, e esta é feita pela ação de bons e maus. A vinda do Reino, porém, entra em luta contra o espírito do mal, e conduz os justos à vitória final. A história é tensão contínua voltada para a manifestação gloriosa do Reino.   

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo