Eleições 2018 – O seu voto é a sua voz

Amigos e amigas de caminhada

Estamos num momento importante da história e vida desse país. Vamos ter daqui a quatro meses eleições para os cargos mais importantes da vida nacional. Votem, escolham   os melhores … essa é a intenção de todos que querem a vida melhor para todos. Nosso texto tem como missão incentivar a escolha de bons candidatos e motivar as eleições. Não podemos esquecer com eleições é melhor do que sem eleições. Sem eleições não há democracia, por isso queremos orientar a todos vocês.

Política é a arte de governar bem os povos. Atividade exercida na disputa de um cargo de governo.

Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.

Vamos aprender mais algumas coisas, leiam tudo com atenção e repasse para seus conhecidos.

Eleição

1 – POLÍTICA: TRABALHAR PARA O BEM COMUM!

CantoVence as tristezas

Oração:

 Ó Deus, que destes aos homens poder para governar a terra e criar leis para o bem comum, dai ao nosso povo maior consciência para escolherem os que irão governar esta nação. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fato da vida:

Dona Maria é professora e ensina seus alunos. -Meus queridos alunos!

Política é o uso legítimo do poder para o bem comum da sociedade; ela define os meios e o comportamento das relações sociais. Política não é poder pelo poder e vantagens pessoais. Política é fazer do poder um instrumento para alcançar o bem de todos.

João disse a professor: -Eles vem aqui e prometem tantas coisas e não fazem nada! Dona Maria respondeu: -Isso é politicagem! Política é diferente de Politicagem. Politicagem busca o bem  pessoal, o aparecer, o tirar vantagem do cargo que ocupa e Política é servir o outro, uma forma sublime de exercer a caridade. Todos nós somos políticos quando queremos o bem do outro e trabalhamos para um mundo melhor. 

1 – Vocês entenderam a lição?

2 – Qual a diferença entre política e politicagem?

3 – Você vê muitos políticos ou politicagem?

4 – Como melhorar a política?

CantoAxé

Palavra de Deus

A Bíblia por ser um livro de fé com orientações para a vida de ontem e hoje, não pode ser lida ao pé da letra nem como se fosse um livro de ciências. Deus não pegou a caneta e escreveu os textos que se encontram na Bíblia. Ela não caiu pronta do céu, mas é fruto da longa caminhada do povo de Israel com Deus. As narrativas bíblicas são baseadas nas tradições, na cultura e, principalmente, na fé do povo. Naquela época, como já vimos em encontros anteriores, para responder às perguntas referentes às divindades, à origem do mundo e à condição humana, o povo costumava dar explicações por meio de mitos. Os mitos apresentam uma resposta às questões existenciais de maneira simbólica.

Palavra de Deus:

Este texto é tirado do livro dos Gêneses, que significa criação. O Criador, Deus deu poderes aos homens e as mulheres de governarem a sua criação.

Ler: Gn 1,26-31

Para refletir:

5 – Qual a relação entre o fato e a palavra de Deus?

6 – O que significa ser imagem e semelhança de Deus?

7 – O que Deus espera de nós quando nos entrega este mundo?

Agir:

Muitas pessoas estão desanimadas com a politicagem. Procurem conversar com elas que política é diferente de politicagem e se engajem nas campanhas eleitorais de candidatos sérios.

Oração: Espontâneas

Canto: Asa Branca

Nota para o Coordenador

Câmara Municipal (Vereadores) – Praça Floriano, s/nº – Cinelândia – Palácio Pedro Ernesto – Tel. 3814-2121

Assembleia Legislativa (Deputados) – Rua 1º de Março, s/n – Palácio Tiradentes – Tel. 2588-1000

2 – PODERES: EXECUTIVO E LEGISLATIVO

Canto: Viver e não ter a vergonha

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que tendes na mão o coração dos homens e o direito dos povos olhe com bondade aqueles que nos governam. Que por vossa graça se consolidem por toda a terra a segurança e a paz, a prosperidade das nações e a liberdade religiosa. Amém!

Fato da vida

Dona Maria continua ensinando! Neste ano teremos eleição para presidente, governador, deputado estadual e federal e senador. Presidente e governador executam e fazem o que as leis mandam, eles constroem os hospitais e outros coisas.

Paulinha disse a professora: -Tia, na minha rua apareceu um deputado dizendo que a obra do posto médico foi ele que fez, será que é verdade?

Nãodisse a professora. Vereadores, deputados e senadores fazem as leis. São eles que dizem “numa cidade com a população de 20mil deve existir um posto de saúde pública”, eles fazem as leis da saúde e outras; o presidente, o governador e o prefeito têm que executar ou pôr em prática as leis. Presidente, governador e prefeito, eles são do poder executivo e vereadores, deputados e senadores são do poder legislativo.

1 – Qual a responsabilidade do Presidente e do Governador?

2 – O que é poder executivo e  poder legislativo?

3 – Qual a importância da lei para uma sociedade?

CantoToda Palavra de Vida

Preparando para leitura da Palavra de Deus

A Sagrada Escritura é como uma fonte de água. A cada instante brota uma água nova que não é a mesma água do segundo anterior. É como um copo de água que você bebe. Só se bebe aquele copo d’água uma vez na vida. Assim cremos que seja a Palavra de Deus é sempre nova e atual. Ao ler o texto da Escritura, fazê-lo com o respeito de quem se encontra pela primeira vez. Estar atento para as palavras, as repetições, o jeito como está escrito, quem aparece no texto, em que lugar, o que fazem, o que falam… Muitas vezes precisaremos lançar mão de algum subsídio que ajude a entender o texto e o seu contexto histórico/social; usar estudos, dicionários bíblicos, livros, a ciência, a teologia e outros meios.

Palavra de Deus:

Neste texto podemos ver qual é a lei e o grande mandamento de Deus que deveria servir de inspiração para as leis humanas.

Ler: Mt 22,34-39

Para refletir:

4 – Comente

5 – Como você vê as leis de Deus? E as nossas leis?

Agir:

Cada um que assume um cargo público tem obrigações e responsabilidades diferentes. Ajudem os amigos, vizinhos, parentes a perceberem isto neste período pré-eleitoral através de conversas e reuniões informais etc.

Oração: Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos,  por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e  zelosos pela Casa Comum. Amém!

Canto: Caminhando e Cantando

Nota para o Coordenador

Prefeito:  Rua Afonso Cavalcante, 455 – 13º andar, Cidade Nova. Tel. 3941-5277

Governador: Palácio Guanabara, Rua Pinheiro Machado, s/nº. Tel. 2299-5439

3-VOTO PORQUE SOU CIDADÃO

Canto: Quem disse que não somos nada!

Oração: Deus eterno e todo poderoso, abri nossos olhos e nossos corações. Ensinai-nos a ver a realidade e o clamor do nosso povo tão sofrido. Dai coragem ao povo a compreenderem o valor do voto, pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

Fato da vida

Maria, a professora continua a sua lição! -O voto é a autorização que damos a uma pessoa para que ela nos represente no governo da Nação e do Estado.

Walter disse: -Minha mãe vai votar em branco, professora.

Dona Maria respondeu: -Votar é assinar, é delegar, é conferir, é confiar a essa pessoa a autoridade e o poder de governar em função do bem comum. Votar sem consciência é como assinar um cheque em branco e dar para um estranho ou desconhecido.

1 – Qual a importância do voto?

2 – Você lembra em quem votou na última eleição?

3 – Você tem acompanhado a vida de seu candidato? Ou de quem você votou no passado?

Canto: A bíblia é a palavra de Deus

Palavra de Deus

Os doze convocaram o povo para escolher, no meio deles, homens de boa reputação para ajudarem na condução da comunidade cristã.

Ler :   Atos 6, 2-7

Para refletir: 

4 – Que relação existe entre o fato e a palavra de Deus?

5 – Para o bem da comunidade “foram escolhidos sete homem de boa reputação”. O que isto quer nos dizer hoje?

Agir:

Estamos próximo das eleições, escolha seus candidatos e depois conversem com os parentes, vizinhos, amigos sobre as virtudes desses candidatos.

Nota para os Coordenadores:

Presidente: Palácio do Planalto – Anexo III – Ala B –Sala 203 – Brasília – DF. CEP. 70150

Senadores: Praça Três Poderes – Brasília- DF. Tel. (61)3311-4141

Deputados Federais: Praça Três Poderes – Brasília – DF. Tel. (61)3215-5151

Eleitor Bom de Voto

1 –   Vota de acordo com sua opinião.

2 –   Não vende seu voto, pois sabe que ele não tem preço.

3 –   Informa-se sobre as propostas dos candidatos.

4 –   Discute com sua família, seus amigos e colegas de trabalho as propostas dos candidatos.

5 –   Procura conhecer as verdadeiras intenções dos candidatos.

6 –   Vota sempre nas melhores propostas e ideias.

7 –   Não vota influenciado pelas pesquisas.

8 –   Sabe que seu voto pode mudar seu futuro, da sua família e o da sua comunidade.

9 –   Sabe que o voto é um direito seu de escolher quem quer para governar sua cidade, seu estado e seu país.

10 – Nunca deixa de votar. 

O seu voto é a sua voz.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo