Primeiro dia: Tríduo de São Marcos em Família

Ambiente: O local da celebração deve estar bem ornamentado, a cor litúrgica é o vermelho, a mesa do centro preparada para receber a bíblia que entrará no rito da palavra, velas, o livrinho da Catequese e do Circulo Bíblico, pode-se fazer uma cópia ou desenho figura de São Marcos. Usem a criatividade.

Pai ou Mãe: Querida família, a Igreja com alegria celebra a festa de São Marcos evangelista, o primeiro a escrever sobre a vida e a missão de Jesus Cristo e da Igreja. Lembramos são Marcos com muito carinho, nesse tempo tão difícil que estamos vivendo, rezar faz bem a família e a todos os que tem fé. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Canto: Hino de São Marcos (Youtube)

Pai ou Mãe: Celebrar a festa de São Marcos para nós é motivo de louvor a Deus por nos ter deixado de presente uma apresentação muito bonita e comprometedora de Jesus. Vamos conhecer um pouco da vida de São Marcos

Filho(a) 1: Descendente da tribo de Levi era judeu de origem, e de uma família abastada e tão Cristã que sempre acolheu Jesus, Maria e os apóstolos em sua casa: “Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosa assembleia em oração (Atos 12,12).

F 2: Encontramos na Bíblia que o Santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma. São Marcos, que na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, e, que não findou diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo, por isso evangelizou no Poder do Espírito, Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou Comunidades. Conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.

F1: No ano 66, São Paulo nos dá a última informação sobre Marcos, escrevendo da prisão romana a Timóteo: “Traga Marcos com você. Posso necessitar de seus serviços.” As informações sobre as datas da vida de São Marcos permanecem duvidosas. Ele morreu mártir em Alexandria do Egito provavelmente em 68. Os Atos de Marcos, um escrito da metade do século IV, referem que Marcos, no dia 24 de abril, foi arrastado pelos pagãos pelas ruas de Alexandria, amarrado com cordas ao pescoço. Jogado ao cárcere, no dia seguinte, sofreu o mesmo tormento atroz e sucumbiu.

F2: Nos livros do Novo Testamento, Marcos é lembrado inúmeras  vezes, com o nome hebraico de João, com o nome romano de Marcos ou com o duplo nome de João Marcos. Para alguns estudiosos deveríamos distinguir dois ou mesmo três Marcos. Nós cristãos católicos, aceitamos a opinião mais comum, isto é, a de um só Marcos, filho daquela Maria em cuja casa reuniam-se os primeiros cristãos de Jerusalém, onde foi se refugiar o próprio Pedro após a libertação prodigiosa do cárcere e onde, segundo a tradição, provavelmente, realizou-se a Santa Ceia celebrada por Jesus Cristo. Santo Irineu, Tertuliano e Clemente de Alexandria atribuem decididamente a Marcos, discípulo e intérprete de São Pedro, o segundo Evangelho.

F1: Segundo os estudiosos atuais, o evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 60/70, e dirigido aos cristãos de Roma. Também acredita-se que ele tenha sido o primeiro bispo de Alexandria, mas para este episódio existem poucas provas documentais. A popularidade de São Marcos em Veneza é muito grande onde tem uma igreja denominada São Marcos onde as relíquias do corpo de São Marcos estão localizadas desde o ano de 815. Marcos,  foi o primeiro a escrever sobre a vida de Jesus, por volta do ano 64; Sendo assim, os outros dois evangelhos, Mateus e Lucas utilizaram o seu esquema de exposição.

Todos: O objetivo do evangelista Marcos é proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo, centrando-se em suas ações, mostrando-o como pessoa, o Filho de Deus e verdadeiro homem. Assim, a Igreja e o mundo precisam de cristãos como Marcos Evangelista, sendo modelo de: cristãos em profunda comunhão com Deus e com os irmãos; missionários que anuncia e testemunham a boa nova de Jesus; animadores comunidades e pastores e pastoras dedicados ao Reino, à obra e ao ensinamento de Jesus, nosso Salvador, Mestre e Senhor.

( Silêncio – para reler o texto acima)

Pai ou mãe: Vamos agora nos preparar para escutar a Palavra de Deus que entrará com toda beleza em nosso meio –

 Canto de entronização da Bíblia. A bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo…  (Ou outro canto – Youtube)

Filho (a): Mc 16,15-20

(Silêncio para interiorizar a Palavra de Deus)

Pistas para reflexão:

Marcos é discípulo e grande missionário, porque como discípulo escutou de Pedro a história de Jesus e o anunciou. Como estamos escutando sua Palavra e anunciando às pessoas que não o conhecem?

Para Marcos Jesus está bem envolvido com a situação do povo de sua época, com os doentes, afastados e excluídos da comunidade, e procurava envolvê-los para que conhecessem o amor de Deus. Como nosso grupo, nossa comunidade, está seguindo Jesus nos dias de hoje para fazer o mesmo que fez o Mestre?

Canto: Tu és minha vida (Youtube)

Preces: espontâneas… T- São Marcos , intercedei por nós

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai …

Oração final: Ó Deus, que concedestes a São Marcos, vosso evangelista, a glória de proclamar a Boa Nova, dai-nos assimilar e tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo. Amém.

Canto: Oração da Família (Youtube)

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo