Roteiro de Adoração ao Santíssimo para a Caridade Social

Dirigente: Aproveitemos bem este tempo. Temos uma oportunidade única de parar, rever a nossa vida à luz da fé em Jesus que se entregou e  morreu por amor a cada um de nós. Esta atitude vai nos levar a recolocá-lo no centro da nossa vida. E mesmo em meio às tribulações, às dores e sofrimentos do tempo presente, encontraremos a verdadeira paz que jorra do lado aberto de Jesus na cruz. A violência, a corrupção, as desigualdades sociais, são tantos sinais de miséria , que nossa esperança quase se acaba . É por isso estamos diante do Santissimos Sacramento querendo renovar nossa esperança num mundo melhor.

Dirigente: Em nome do Pai…

Todos: Amém

Dirigente:  Graças e louvores se dêem a todo momento.

Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

( De Joelhos )

Cantemos:

Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão . Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir  . Esfriando minha cabeça esquentando meu coração.

Senhor graças e louvores sejam dados a todo momento. Quero te louvar na dor na alegria e no sofrimento E se em meio a tribulação, eu me esquecer de ti,Ilumina minhas trevas com tua luz.

Jesus, fonte de misericordia que jorra do templo. Jesus, o filho da Rainha.

Jesus, rosto divino do homem. Jesus, rosto humano de Deus.

Chego muitas vezes em tua casa, meu senhor. Triste e abatido, precisando de amor,

Mas depois da comunhão tua casa é meu coração, Então sinto o céu dentro de mim.

Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu senhor comungo pois preciso de ti.

Quando faltei na missa, eu fugia de mim de ti mas agora eu voltei, por favor aceita-me.

( Em pé)

Leitor 1: Meditemos a Palavra do Senhor que nos convida à oração e a vigia:

Leitura do Evangelho de São Mateus : (Mt 26,36-39)

  1. Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. 37. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38. Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo. 
  2. Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.

Leitor 2: Assim como os discípulos, muitas vezes também nós, não temos forças para vigiar, para permanecer fiéis a Jesus que nos diz: (Mt 26,40-45)

  1. Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo… 41. Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
  2. Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade! 43. Voltou ainda e os encontrou novamente dormindo, porque seus olhos estavam pesados. 44. Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.  45. Voltou então para os seus discípulos e disse-lhes: Dormi agora e repousai! Chegou a hora: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores…

( Silêncio – Sentados)

Pedido de perdão.

Canto   ( De Joelhos)

Pelos pecados erros passados por divisões na sua Igreja ó Jesus.  

Senhor piedade! Senhor piedade! Senhor piedade! piedade de nós (2x)  

Quem não te aceita quem te regeita pode não crer por ver cristãos que vivem mal.  

Cristo piedade! Cristo piedade! Cristo piedade, piedade de nós  (2x)  

Hoje se a vida é tão ferida, deve-se a culpa e a indiferença dos cristãos!  

Senhor piedade! Senhor piedade! Senhor piedade! piedade de nós (2x)

Dirigente : Santíssimo Jesus, pela infinita caridade com que quisestes sofrer a fraqueza humana para o nosso bem e nossa felicidade, nós Vos pedimos o perdão de nossas culpas e um amor para Convosco que abrase nosso coração de tal sorte que só procuremos a Vossa honra e a Vossa Glória.

Leitor 3: Jesus, que morreu por nós numa cruz, perdôa-nos por dedicarmos tão pouco de nossas vidas a Ti. Pelas vezes que rezamos pouco, meditamos pouco a Tua Palavra, porque nossa carne é fraca.

Todos :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

Leitor 4 : Jesus, pedimos perdão pelo nosso egoísmo, por não amarmos nosso irmão como deveríamos, por não o aceitarmos como ele é, por nosso amor não ser incondicional.

Todos :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

Leitor 5 : Jesus, nos perdoe por não cuidarmos do meio em que vivemos, da nossa natureza, por não termos vivido intensamente a Campanha da Fraternidade, por nosso consumismo, materialismo, pela nossa ganância.

Todos :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

Dirigente : Em silêncio, façamos individualmente nosso pedido de perdão a Jesus. (momento de silêncio)

Dirigente : Peçamos todos…

Todos :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

CANTO :  ( Em pé)

Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.

  1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor,Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão. Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
  2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males. Hoje és minha presença junto a todo sofredor. Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
  3. Entreguei a minha vida pela salvação de todos. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.
  4. Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido. Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança. Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

Dirigente : Apesar de nossas faltas Jesus nos ama incondicionalmente, ouçamos o que Ele nos diz: (Jo 14; 15; 16)

Leitor 1: (Jo 14,1-4)

  1. Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. 2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. 3. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
  2. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.

(Jo 14)

Todos :  2. “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”

Leitor 2: 6. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.”

Todos : 8. “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.”

Leitor3: 9. “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Aquele que me viu, viu também o Pai… 

Todos : Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!.

Leitor 4: 12. “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.”

Todos :  Jesus, nós cremos em Ti e queremos caminhar ao encontro do Pai.

Leitor 5:15. Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

Todos : Jesus, nos dê forças para guardarmos os Teus mandamentos.

Leitor 1 : 26. “o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-à todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.”

Todos : Espírito Santo, permanece conosco e ensina-nos à amar.

Leitor 2 :  (Jo 15)1. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; 2. e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. 3. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. 4. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Todos : Espírito Santo, nos ajude a permanecer em Jesus, para darmos muitos frutos.

Leitor 3: 9. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 12.  Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 17. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

Todos : Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!

( Sentados – Silêncio )

Canto ( Em pé)

Me chamaste para caminhar na vida contigo, decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.

Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.

Te amarei, Senhor (bis),  eu só encontro

a paz e a alegria bem perto de Ti (2x)

Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti, mas Tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido. É difícil agora viver sem saudades de Ti.

Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.

Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença,no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

Leitor 16 : (Jo 15,18-27; 16,1)

  1. Se o mundo vos odeia, sabei que ele me odiou primeiro. 20. Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa. 26. Quando vier o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. 1. Eu vos disse tudo isso para que não sucumbais à provação.

Todos : Senhor, livra-nos das tentações .

Leitor 17 : (Jo 16,5-13)

  1. Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? 6. Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. 7. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. 13. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

Todos (cantando) : Envia Teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.

Leitor 18 : (Jo 16,16-33)

  1. Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai. 20. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo há de se alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.

23 … Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. 25.  Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai. 26. Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. 27. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus. 28. Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai.

  1. Eu vos disse essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.

( Silêncio – Sentados)

ORAÇÕES COMUNITÁRIAS : ( De Joelhos)

Homens : Santíssimo Jesus e Bom Pastor de nossas almas, pela infinita caridade com que Vós quisestes deixar sacramentado para nosso socorro, amparo e consolação, nós vos pedimos que não consintais que nossos corações tenham amor e interesse mais do que a Vossa Honra e a Vossa Glória. Amém.

Todos : Bom Jesus, nós vos louvamos no sacramento do Amor; sede sempre para nós um compassivo Senhor!

Mulheres : Santíssimo Jesus, Mestre de paciência e bondade, pela mansidão e pelo sofrimento consentistes que Vosso indigno discípulo Vos recebesse. Pedimos que não permitais que nós pecadores sem a Sua graça Vos recebamos, mas antes enchei-nos de uma grande pureza e perfeita caridade, para termos o prazer de muitas vezes comungar e louvar-Vos. Amém.

Todos : Bom Jesus, sejais Bendito, pois sois Nossa Redenção; sois toda nossa ventura. nosso amparo e nossa consolação.

Mulheres: Ó bondade infinita do meu Jesus, que quisestes nascer sobre a terra, experimentando logo as tiranias do cego mundo para assim ensinardes aos vossos escolhidos e lhes conseguirdes a felicidade eterna, nós vos pedimos que purifiqueis os nossos corações do vil interesse por honras e riquezas e os enchei dos puros sentimentos de que é dotado o Vosso, para que assim, desprezando tudo que é terreno, só a vós louvemos e amemos. Amém.

Todos : Ó Jesus Divino, nossa vida, nosso amor, enchei o nosso espírito de um verdadeiro fervor.

CANTO :

Senhor, eu sei que é Teu este lugar/ Todos querem te adorar, toma Tu a direção/ Sim oh vem, oh Santo Espírito os espaços preencher/ Reverência à Tua voz vamos fazer.

Podes reinar, Senhor Jesus, oh sim/ O Teu poder Teu povo sentirá/ Que bom, Senhor

Saber que estás presente aqui/ Reina, Senhor, neste lugar

Visita cada irmão, oh meu Senhor/ Dá-lhe paz interior/ E razões pra Te louvar/ Desfaz toda tristeza, incerteza, desamor/ Glorifica o Teu nome, oh meu Senhor

ORAÇÃO FINAL:

Todos :Ó Deus, criador do universo, que deste aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de Santa Rosa de Lima, a cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo