Sagrada Família , família humana, família de Deus

O mundo é a família de Deus, pois Jesus se encarnou em nossa realidade, experimentou o drama de todas as famílias humanas, conduzindo seu povo para a vida em plenitude. Toda celebração eucarística é catequese permanente da ação de Deus em nossa vida. Por isso, com a festa da Sagrada Família, celebramos não só o sofrimento das famílias brasileiras, mas a certeza de que estamos sendo guiados por Deus no caminho que conduz à liberdade para todos. 

Encerramos mais um ano de caminhada. Agradecemos a Deus a alegria das esperanças realizadas. E celebramos desde já as expectativas, pois a maioria das comunidades e famílias ainda não viu brilhar no horizonte o êxodo definitivo ao qual Deus nos conduz. 

O ciclo natalino dá ensejo para algumas catequeses mais específicas, em margem do Mistério central da Encarnação. São mais específicas, em margem do Mistério central da Encarnação. São sobretudo a festa da Sagrada Família e da Mãe de Deus. A festa da Sagrada Família insere-se, teologicamente, na linha da missa da noite de Natal: a contemplação da condição humana de Jesus. Mas aproveita esta contemplação para sugerir algumas atitudes concretas para a vida cristã, especificamente, com relação à vida em família. A vida familiar de Jesus é, por assim dizer, proposta como modelo de toda família cristã. Contudo, isto não nos deve levar a uma liturgia meramente moralista. Inclusive, uma moralização direta a partir da família de Nazaré seria, provavelmente, pouco adequada para a nossa civilização urbana… O importante, na comemoração litúrgica, é presenciarmos o Mistério da família de Nazaré, para, imbuídos se seu espírito, voltar à nossa própria situação. 

Eclesiástico 3, 2-6.12-14 – Experimentar Deus em família . É um comentário ao quarto mandamento do Decálogo. O respeito e o cuidado para com os pais preservam a consciência viva da identidade de um povo.  

Lucas 2,41-52 – A maturidade de Jesus. Neste Evangelho, as primeiras palavras de Jesus mostram que toda a sua missão decorre da sua relação filial com o Pai. Isto significa que essa missão provém do próprio mistério de Deus e da realização de sua vontade entre os homens. Contudo, ela se processa dentro do mistério da Encarnação, onde Jesus vai aprendendo a viver a vida humana como qualquer outro homem. 

Colossenses  3, 12-21 – O amor de Cristo, fundamento das regras da vida familiar – Paulo cita brevemente as regras da boa família helenística . A norma, porém, de tais regras não é o mero bom comportamento, mas Cristo mesmo. Ele dá aos homens viverem juntos na paz e no amor. Isso vale para a família e para a comunidade. Onde vive a paz, a Palavra de Cristo encontra acolhida; aí também descobre-se a alegria no oração e no trabalho em comum, cada dia.

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