Segundo dia: Tríduo de São Marcos em Família

Ambiente: O local da celebração deve estar bem ornamentado, a cor litúrgica é o vermelho, a mesa do centro preparada para receber a bíblia que entrará no rito da palavra, velas, o livrinho da Catequese e do Circulo Bíblico, pode-se fazer uma cópia ou desenho figura de São Marcos.

Pai ou Mãe: Querida família, a Igreja com alegria celebra a festa de São Marcos evangelista, no dia de ontem tivemos possiblidade de conhecer a família dele e hoje conheceremos o início da Igreja e como a família de Marcos tem uma grande importância para a Igreja. Peçamos a intercessão de são Marcos junto ao Pai, nesse tempo tão difícil e de tanta dor para muitas famílias, rezar faz bem a todos os que acreditam. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Canto: Hino de São Marcos (Youtube)

Filho (a): Celebrar a festa de São Marcos para nós é motivo de louvor a Deus por nos ter deixado o seu evangelho como herança de Jesus Cristo para todos . Vamos agora conhecer um pouco mais do seu evangelho.

F1: Seu lar e sua família, uma igreja doméstica. São Marcos pertencia a uma das primeiras famílias cristãs da cidade de Jerusalém. Ele não chegou a ser discípulo de Jesus, mas conheceu o Mestre. Segundo a Tradição, foi em sua casa que Jesus celebrou a ceia Pascal e onde instituiu a Eucaristia.
F2: Foi também em sua casa que cerca de cento e vinte pessoas, contando com a Virgem Maria e os discípulos, receberam a efusão do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Por isso, sua casa passou a ser conhecida como Cenáculo, que significa “local de reunião”.
F1: Pela casa mencionada no livro dos Atos, pode-se imaginar que sua família era bem situada economicamente. Ainda criança, Marcos viu seu lar ser transformado no ponto de encontro dos cristãos de Jerusalém. Ali, com efeito, passou a ser o local de reunião dos apóstolos e de todos os cristãos primitivos.
F2: Marcos tinha a fé cristã em seu DNA. Além de ser filho de Maria, que cedeu sua enorme casa para a Igreja nascente, era também sobrinho de São Barnabé, que foi grande companheiro de são Paulo em viagens missionárias pelo Oriente Médio e Europa. Por isso, ele certamente conheceu todos os apóstolos e todos os grandes evangelizadores da igreja primitiva.

(Silêncio – para reler o texto acima)

Pai ou mãe: Vamos agora nos preparar para escutar a Palavra de Deus que entrará com toda beleza em nosso meio –

Canto de entronização da Bíblia. Eu vim para escutar…(Ou outro canto Youtube)

Dirigente: Atos 12, 12-17

(Silêncio para interiorizar a Palavra de Deus)

Pistas para reflexão:

A casa da família de Marcos tem uma importância enorme para Cristo Jesus . Um lugar simbólico para nós cristão , ali aconteceu a última ceia e pentecostes, uma igreja doméstica . Como estamos vivendo essa experiência na nossa casa com a nossa família?

Pedro vai a casa Marcos logo depois de ser libertado da prisão, incentiva e testemunha a grandeza de Jesus , ele me libertou. Como nossa família , nosso grupo, nossa comunidade, está testemunhando Jesus nos dias de hoje ?

Canto: Tu és minha vida

Preces: espontâneas… T- São Marcos , intercedei por nós

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Oração final: Ó Deus, que concedestes a São Marcos, vosso evangelista, a glória de proclamar a Boa Nova, dai-nos assimilar e tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo. Amém.

Canto final – Oração da família (Youtube)

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo