Sexto Domingo do Tempo Comum

A Justiça que leva à vida

A liturgia de hoje garante-nos que Deus tem um projeto de salvação para que o homem possa chegar à vida plena e propõe-nos uma reflexão sobre a atitude que devemos assumir diante desse projeto

As comunidades cristãs se reúnem para celebrar a fé no Deus da vida e para aprender que se a nossa justiça não for maior que a dos doutores da Lei e a dos fariseus, não entraremos no Reino do Céu. Diante de nós estão a vida e a morte, a felicidade e a infelicidade. À luz do Espírito, que sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus, aprendemos a viver, e a ensinar vivendo, novas formas de nos relacionar com todos, vendo em cada um a imagem e semelhança de Deus.

Eclesiástico 15,16-21 – A liberdade que conduz à vida

A primeira leitura recorda, no entanto, que o homem é livre de escolher entre a proposta de Deus (que conduz à vida e à felicidade) e a autossuficiência do próprio homem (que conduz, quase sempre, à morte e à desgraça). Para ajudar o homem que escolhe a vida, Deus propõe “mandamentos”: são os “sinais” com que Deus delimita o caminho que conduz à salvação.

Mateus 5,17-31 A justiça que leva à vida

O Evangelho completa a reflexão, propondo a atitude de base com que o homem deve abordar esse caminho balizado pelos “mandamentos”: não se trata apenas de cumprir regras externas, no respeito estrito pela letra da lei; mas trata-se de assumir uma verdadeira atitude interior de adesão a Deus e às suas propostas, que tenha, depois, correspondência em todos os passos da vida.

1 Corintos 2,6-7 – Sabedoria de Deus que os poderosos desconhecem

Na segunda leitura, Paulo apresenta o projeto salvador de Deus (aquilo que ele chama “sabedoria de Deus” ou “o mistério”). É um projeto que Deus preparou desde sempre “para aqueles que o amam”, que esteve oculto aos olhos dos homens, mas que Jesus Cristo revelou com a sua pessoa, as suas palavras, os seus gestos e, sobretudo, com a sua morte na cruz (pois aí, no dom total da vida, revelou-se aos homens a medida do amor de Deus e mostrou-se ao homem o caminho que leva à realização plena).

Para nossa vida pessoal e comunitária:

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo