Terceiro dia – Tríduo de São Marcos em Família

Ambiente: O local da celebração deve estar bem ornamentado, a cor litúrgica é o vermelho, a mesa do centro preparada para receber a bíblia que entrará no rito da palavra, velas, o livrinho da Catequese e do Circulo Bíblico, pode-se fazer uma cópia ou desenho figura de São Marcos. Usem a criatividade.

Pai ou Mãe: Querida família, a Igreja com alegria celebra a festa de São Marcos evangelista, como um leão escreveu e anunciou o evangelho. Lembramos são Marcos com muito carinho, nesse tempo tão difícil que estamos vivendo, rezar faz bem para a nossa família e a todos os que querem dias melhores. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Canto: Hino de São Marcos (Youtube)

Filho (a)“MARCOS, SERVO DE DEUS, TEU NOME ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DA VIDA, E TUA MEMÓRIA JAMAIS SE APAGARÁ. OS ARCANJOS RECEBERÃO EM PAZ TEU ESPÍRITO”.

Com a alma cheia de conforto mesmo passando pelas maiores atrocidades, São Marcos entregou feliz seu espírito a Deus, e no dia 25 enquanto ainda era linchado pela população ele disse: “em vossas mãos encomendo o meu espírito” e faleceu. Como os outros evangelistas deram o seu testemunho de Cristo, através  de seus escritos hoje podemos glorificar a Cristo graças a eles , por isso veneramos São Marcos o patrono de nossa comunidade e quem sabe da Vila Esperança.

F2 – Vamos conhecer um pouco mais de Marcos. Cada Evangelista possui um animal como símbolo, São Marcos é representado como o leão. O motivo é o de que o seu Evangelho inicia com a pregação de São João Batista no deserto da Judeia, sendo o leão um animal deste habitat e o seu rugido é ouvido por todos, a comparação foi feita com o poder da palavra de Deus sendo reafirmada diante de todos, como a mais imponente e poderosa.

“VOZ DAQUELE QUE CLAMA NO DESERTO: PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR”.

T“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho. São Marcos rogai por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho. Amém.”

CantoA palavra de Deus é uma festanós queremos ouvi-la de novo. (Youtube)

Pai ou Mãe- Marcos  1, 9 – 28

( Silêncio para interiorizar )

Pistas para refletir:

F1-A tentação no deserto resume os conflitos que Jesus vai experimentar em toda a sua vida. Deverá enfrentar o representante das forças do mal que escravizam os homens. E Deus o sustentará nessa luta.

F2-São as primeiras palavras de Jesus: elas apresentam a chave para interpretar toda a sua atividade. Cumprimento: em Jesus, Deus se entrega totalmente. Não é mais tempo de esperar. É hora de agir. O Reino é o amor de Deus que provoca a transformação radical da situação injusta que domina os homens.

F1-Está próximo: o Reino é dinâmico e está sempre crescendo. Conversão: a ação de Jesus exige mudança radical da orientação de vida. Acreditar na Boa Notícia: é aceitar o que Jesus realiza e empenhar-se com ele.

F2-O chamado dos primeiros discípulos é um convite aberto a todos os que ouvem as palavras de Jesus. Simão e André deixam a profissão; Tiago e João deixam a família… Seguir a Jesus implica deixar as seguranças que possam impedir o compromisso com uma ação transformadora.

Canto: Tudo é do Pai (Youtube)

Preces: espontâneas… T- São Marcos, intercedei por nós

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Oração final: Ó Deus, que concedestes a São Marcos, vosso evangelista, a glória de proclamar a Boa Nova, dai-nos assimilar e tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo. Amém.

Canto final – Homenagem  a Nossa Senhora – Viva Mãe de Deus (Youtube)

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo