Terceiro Domingo da Quaresma

Jesus e a sede da humanidade

Celebramos a memória do amor que Deus tem para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores. Por meio da fé fomos justificados por Deus e estamos em paz com ele por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (II leitura). Mas a sede da humanidade revela que ainda somos envolvidos por preconceitos de sexo, raça e religião (evangelho). Hoje queremos beber do poço que é Jesus, pois ele é o dom que Deus nos concedeu. Com ele caminhamos da escravidão para a liberdade, na certeza de que Deus é aquele que está no meio de nós (I leitura)

Êxodo 17, 3-7 – Deus sustenta a caminhada do povo –  A nova dificuldade faz o povo ficar em dúvida: Será que o Deus libertador o está acompanhando no caminho para a vida? O mesmo bastão que provou ser Moisés o enviado de Javé para lutar contra o opressor, torna-se agora instrumento de vida. Massa significa tentação, provação; Meriba significa discussão.

João 4,5-42 – Jesus e a sede da humanidade –  Conversando com uma mulher que era samaritana, Jesus supera os preconceitos de raça e as discriminações sociais. Como qualquer pessoa, essa mulher tem sede de vida. Todos buscam algo que lhes mate a sede, mas encontram apenas águas paradas. Jesus traz água viva corrente e faz com que a fonte brote de dentro de cada um.

Enquanto os judeus adoravam a Deus no templo de Jerusalém, os samaritanos o adoravam no templo do monte Garizim. Jesus supera o nacionalismo religioso, mostrando que Deus quer ser adorado na própria dimensão da vida humana. A própria vida, dedicada ao bem dos outros, como a de Jesus, é o verdadeiro culto a Deus, a adoração em espírito e verdade. Como Pai, Deus está presente na família humana e não quer que os homens separem religião e vida.

Com sua palavra e ação, Jesus realiza a obra do semeador. Todos os que fazem a experiência de Jesus partem para anunciá-lo, como a samaritana, provocando a vinda do povo. A vontade do Pai é reunir a humanidade em torno de Jesus, e cabe aos discípulos continuar essa tarefa, iniciada pelo próprio Jesus.

Os judeus se consideravam escolhidos por Deus, mas não compreenderam e não aceitaram a mensagem de Jesus, e até o obrigaram a sair da Judéia (4,1-3). Os samaritanos, que eram considerados como povo marginalizado e herege, acolheram Jesus como o Salvador do mundo.

Romanos 5,1-8 – Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores – Justificados pela fé em Jesus Cristo, estamos em paz com Deus; por isso, começamos a viver a esperança da salvação. Essa esperança é vivida em meio a uma luta perseverante, ancorada na certeza, garantida pelo Espírito Santo que nos foi dado (vv. 1-5). Deus manifestou seu amor em Jesus Cristo, que morreu por nós quando ainda éramos pecadores (vv. 6-8). Agora que já fomos reconciliados podemos crer com maior razão e esperar que seremos salvos pela vida-ressurreição de Jesus (vv. 9-11).

O termo «tribulação», que aparece muitas vezes no Novo Testamento, se refere às opressões e repressões de que é vítima o povo de Deus. Opressões e repressões por parte dos poderes humanos, que procuram reduzir o alcance do testemunho cristão para que este não abale a estrutura vigente na sociedade.

Campanha da Fraternidade de 2020 – Vamos conhecer mais …

Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”

Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

“ O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus

“ (Santa Dulce dos Pobres)

Diferente dos anos anteriores a Campanha da Fraternidade desse ano tem um destinatário especifico como: Doente, Crianças , Natureza…como nos anos anteriores.

Por outro lado – Bom Samaritano – Ensina a ver o Rosto de todos os Caídos – viu e faz o mesmo.

Para Jesus o próximo é aquele que se aproxima.

Próximo é uma escolha que fazemos e a Igreja faz …

E você , quem é o seu próximo?

Fazer-se próximo aquele que tem a vida amaçada, também aquele que vai ao encontro. Quem você vai priorizar ?

Vida Eterna não é depois da morte, mas fazer da minha vida uma eternidade por nossas escolhas e por nossas obras.

Bom Samaritano Viu …

Olhar mais atento e detalhado para a vida;

O olhar que se eleva a Deus volta-se também para os irmãos e irmãs, e contempla o planeta;

O que aconteceu conosco? O que vem ocorrendo com a humanidade, que, embora percebendo o aumento dos números de sofrimentos, parece não mais sensibilizar-se com eles?

Teríamos deixado perder o sentido mais profundo da vida?

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo