Trigésimo Domingo do Tempo Comum

Família de Deus e discípulos do Mestre 

A comunidade cristã se reúne para celebrar a vida e a fé em Cristo, único mediador entre Deus e as pessoas (II leitura). Celebrar a Eucaristia é fazer memória do sacerdócio de Cristo que, mediante o sofrimento e a morte, trouxe o perdão e a salvação para todos. Da celebração fazem parte todos. Da celebração fazem parte todos os que têm fé. Porém Deus privilegia os cegos, aleijados e indefesos como seus filhos primogênitos, organizando-os, reunido-os e reconduzido-os à vida (I leitura). Celebrar a Eucaristia, pois, é professar a própria fé, abrir os olhos, romper côa a sociedade que marginaliza, para seguir Jesus, formando com ele uma só coisa, construindo com ele a sociedade justa e fraterna (evangelho)  

Jeremias 31,7-9 – Javé, pai dos sofredores e indefesos. Profecia da salvação para Israel e Samaria, deportados em 721 aC, interpretada, mais tarde, como válida também para Judá, em exílio desde 586 aC( Jr 3,18). Deus reunirá as trilhas dispersas e as consolará. A cura de cegos e coxos é uma imagem preferida para descrever o tempo messiânico: uma cidade onde não mais houver cegos e coxos mendigando uma verdadeira utopia. 

Marcos 10, 46-52 – O verdadeiro discípulo. O último milagre de Jesus é uma cura significativa. Ele não abre apenas os olhos do cego, mas também o coração. E o cego curado reconhece Jesus como o Messias (filho de Davi). E, com mais coragem do que Pedro (8,32) e do que o homem rico (10,22), segue a Jesus no caminho para a morte. Desse modo, Bartimeu torna-se o modelo do verdadeiro discípulo. 

Hebreus 5,1-6 –Jesus, sumo sacerdote misericordioso.  A partir do capitulo, hebreus explicita a ideia de Cristo Sumo Sacerdote, expressa programaticamente em 4,14-16. Como mediador entre Deus e o homem, o Sumo Sacerdote do Antigo Testamento devia: 1- comiserar-se do homem fraco; 2- ser eleito por Deus. Jesus dá pleno e transcendentes cumprimento a estas exigências. Sua comiseração por Deus é ilustrada por duas citações dos salmos ( Sl 2 e 110), entendidos no sentido messiânico, cumprindo-se em Jesus Cristo, Filho de Davi, o salmista.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo