Trigésimo Terceiro Domingo do Tempo Comum

A vinda do Filho do Homem é salvação para os escolhidos 

Esse domingo apresenta-nos, fundamentalmente, um convite à esperança. Convida-nos a confiar nesse Deus libertador, Senhor da história, que tem um projeto de vida definitiva para os homens. Ele vai –mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim.

Hoje também é  

O “Dia Mundial dos Pobres, Papa Francisco instituiu esse dia a cinco anos, ele quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no centro do Evangelho” 

“Não podemos esquecer-nos dos pobres: trata-se dum convite hoje mais atual do que nunca, que se impõe pela sua evidência evangélica”, sustenta. 

Francisco defende que “não poderá haver justiça nem paz social” enquanto “Lázaro [nome dado por Jesus a um pobre numa das suas parábolas] bate à porta da nossa casa”. 

A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” na sua ação de conversão pastoral para que seja “testemunha da misericórdia”. 

O Papa deixa votos de que a Igreja Católica saiba dar vida a “muitas obras novas” que manifestem essa misericórdia, indo ao encontro dos que padecem a fome e a sede, “sendo grande a preocupação suscitada pelas imagens de crianças que não têm nada para se alimentar”. 

Daniel 12,1-3 

Daniel anuncia aos crentes perseguidos e desanimados a chegada iminente e do tempo da intervenção libertadora de Deus para salvar o Povo fiel. É esta a esperança que deve sustentar os justos, chamados a permanecerem fiéis a Deus, apesar da perseguição e da prova. A sua constância e fidelidade serão recompensadas com a vida eterna. 

Salmo: 15(16) 

 Sl 16: Oração de confiança, onde se renova a entrega total a Deus, tanto do indivíduo como da comunidade.
* 1-4: A comunidade sabe, com muito realismo, que está vivendo num meio social cheio de deuses falsos e falsos senhores, que produzem escravidão e morte. É capaz, porém, de discernir e escolher o Deus verdadeiro, cujo projeto é liberdade e vida.
* 5-8: Deus concede a herança da vida para aqueles que se comprometem com o projeto dele. O centro da vida é a própria presença misteriosa de Deus, que acompanha a comunidade e a instrui diretamente sobre o caminho a seguir e ação a realizar.
* 9-11: Em aliança com Deus, a comunidade pode estar sempre alegre, porque Deus é fonte inesgotável de vida. Comprometida com o projeto dele, a comunidade pode ficar certa de que nunca será abandonada na morte. 

Refrão :Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio! 

Hebreus 10,11-14.18 

Esta segunda leitura lembra que Jesus veio ao mundo para concretizar o projeto de Deus no sentido de libertar o homem do pecado e de o inserir numa dinâmica de vida eterna. Com a sua vida e com o seu testemunho, Ele ensinou-nos a vencer o egoísmo e o pecado e a fazer da vida um dom de amor a Deus e aos irmãos. É esse o caminho do mundo novo e da vida definitiva.
Marcos 13,24-32 

No Evangelho, Jesus garante-nos que, num futuro sem data marcada, o mundo velho do egoísmo e do pecado vai cair e que, em seu lugar, Deus vai fazer aparecer um mundo novo, de vida e de felicidade sem fim. Aos seus discípulos, Jesus pede que estejam atentos aos sinais que anunciam essa nova realidade e disponíveis para acolher os projetos, os apelos e os desafios de Deus.
Oração
Senhor Jesus, com linguagem figurada nos mostras que a injustiça não triunfará, nem os poderes opressores terão a última palavra. Virás “com poder e glória” para reunires “dos confins de toda a terra” os teus eleitos. Não importa saber o dia, o que conta é que tua palavra se realizará. Amém.


 

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo